sexta-feira, 18 de janeiro de 2019





Amigos Amados

o Assunto hoje é URGENTE!
A cidade onde moro PENHA  no litoral norte de santa catarina, esta em situação de emergência  após chuva onde o nível de água chegou a 140 mm em 40 minutos, onde 47  pessoas ficaram desabrigadas, 400 famílias desalojadas e 1,3 mil residências foram afetadas, inclusive de meus familiares que lá residem. 
Bairros afetados: Praia de Armação de Itapocoroy ( onde resido), Nossa Senhora de Fátima, São Cristóvão, São Nicolau, Gravatá e Centro. Assim como as localidades de: São Miguel, Praia Alegre, Olaria, Cohab e São Francisco de Assis. 
Dados segundo a prefeitura em G1 de santa catarina.

Ao menos cinco casas tiveram a estrutura comprometida em Penha — Foto: Defesa Civil/DivulgaçãoRuas ficaram alagadas em Nova Veneza — Foto: Defesa Civil/Divulgação


Notícias de Penha/SC
11 h
Cinco casas tiveram danos estruturais, e vários pescadores perderam seus botes em Armação do Itapocorói, o bairro mais afetado.
A praia também mostrava hoje pela manhã os sinais de destruição. Calcula-se que em termos de danos a infraestrutura da cidade o prejuízo seja de 5 milhões de reais.


Entenda as unidades de medida de chuvas e cheias

Em tempos de chuvas fortes e inundações, circulam muitos dados sobre medidas de volumes de chuva e níveis dos rios. Mas o que estas medidas realmente significam? A repórter Rafaella Dutra ouviu o especialista Valdo Marques, professor titular do Laboratório de Meteorologia da UENF.

Os quantitativos de chuva são expressos em milímetros a partir de dois tipos de aparelhos. Um deles, chamado pluviômetro, mede a quantidade acumulada de chuva que cai em um período de 24 horas. Já o pluviógrafo mede continuamente, podendo variar o período entre uma medição e outra até 25 segundos. O pluviógrafo tem dois tipos: um bastante antigo e outro mais moderno, eletrônico, que calcula, através de pulsos, o quantitativo de chuva expresso em milímetros e referente ao período de tempo regulado pelo operador. Geralmente é calculado de hora em hora.

- Se em 1 m² chover pelo menos 25 mm por hora, a chuva é considerada forte e merece uma atenção maior - explica o professor Valdo. Os parâmetros de intensidade são os seguintes: para volumes de 1,1 mm a 5 mm, a chuva é considerada fraca; de 5,1 a 25 mm é considerada moderada; de 25,1 a 50 mm é forte; e a partir de 50 mm é muito forte.
Peço a todos que puderem ajudar, segue abaixo endereço para arrecadação.


GRATIDÃO

Fontes:

 https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/verao/2019/noticia/2019/01/18/penha-decreta-situacao-de-emergencia-apos-chuvas.ghtml

https://www.facebook.com/prefeituradepenha/videos/234991227416230/

http://uenfciencia.blogspot.com/2012/01/entenda-as-unidades-de-medida-de-chuvas.html

https://www.facebook.com/noticiasdepenha/?eid=ARBoDD_SnGzlms-r5irU-wOeG9xl_fDRZoTxntovCRPvHRBd_YJl7IqvkDmkpO8bpEp4BLnH63iTkOOJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário