segunda-feira, 24 de março de 2014

SCE - SÍNDROME COMPULSIVA DE ECONOMIZAR

Hoje estava lendo antes de dormir, hábito que retomei após estudar a administração do tempo, curso este gratuito na internet, o que aconselho a todos a fazerem, não só é interessante para nossa vida profissional como para nosso dia á dia.
Esta me ajudando até mesmo a retornar a escrever (havia sempre a desculpa da falta de tempo) meu blog, o que faço com muito carinho, pois acho importante passar minha experiência... meus erros ... e acertos.
E li sobre a SCE (Síndrome Compulsiva de Economizar) e lembrei o caso de uma pessoa que era portadora dessa síndrome (claro que existem muitas).  Pessoas que não gastam nada, e que o medo do futuro os priva, são escravos do amanhã !
E como falo sempre :
- o passado  -  esta lá atrás
- o presente -  é o aqui e agora  (programa da antiga  Tv Tupi do meu amigo Hilton Franco e Márcia Franco, saudades...)
- o futuro     -  não nos pertence
Mas existem pessoas que vivem  presas ao passado ou as que pensam demais no futuro e deixam os melhores momentos de sua vida passarem !
Gente ! Vamos mudar esse hábito de pensar !
Sim ! Hábito, pois você pensa negativo a todo momento, toda hora e vira rotina, que por sua vez se transforma em hábito, é muito ruim !
Então vamos começar essa mudança !
Aproveite estamos entrando no mês de março, o ano começa agora, após férias, carnaval, comilanças, exageros (eu me incluo,kkk). Infelizmente este é o hábito dos brasileiros...
O passado ficou para trás, nos deixou lembranças boas ou ruins, vamos então administrá-las ! E fazer um novo começo de vida, como dizia a música " começar de novo" da Simone.
As experiências boas, deixe no cofrinho, elas valem muito !
As experiências ruins, são para nos fazer pensar e não deixá-las acontecer novamente, mas não deixar isso gravado no nosso cérebro, focado, não !
Simplesmente, Pare ! Respire! E se concentre no presente no aqui e agora!
Comecei o ano pensando nisso também, pois tive sempre a vida agitada, trabalho, estudo, gravações ( já tive programa de rádio em Campo Grande-MS -Relax na FM Capital ) realizei muitos desfiles, fiz vários comerciais de TV, trabalhei em agência de turismo, ... Enfim...

Segue abaixo, uma parte do programa exibido por Ana Maria Braga:


O excesso de informações e trabalho podem gerar o SPA (Síndrome do Pensamento Acelerado) 

Você está estressado? Se irrita com pouca coisa, não consegue relaxar, nem dormir direito?
Cuidado! Você pode estar sofrendo de Síndrome do Pensamento Acelerado (Spa).
É uma doença moderna, que atinge principalmente pessoas que moram em cidades grandes.

A velocidade do pensamento, que já se tornou comum na correria do dia-a-dia, pode provocar ansiedade e deteriorar a qualidade de vida. Isso pode acabar causando a síndrome.

Os portadores desse problema lutam para conquistar algo, mas quando conseguem, logo perdem o prazer. Amam o desafio, mas não sabem desfrutar o pódio. Detestam a rotina, estão sempre em busca de novos estímulos para ter um pouco de satisfação. Contudo, não têm uma emoção contemplativa e estável, pois ela é continuamente torpedeada pela avalanche de pensamentos que produzem.

Uma edição como a do jornal New York Times contém mais informações do que uma pessoa comum poderia incorporar. Precisaríamos de mil anos para receber o que se produz em um mês no mundo. Muitos escritores, jornalistas, profissionais liberais possuem a Spa. Raramente um executivo não a tem.

Sintomas:
Irritabilidade, insatisfação existencial, dificuldade de concentração, déficit de memória, fadiga excessiva, sono alterado, dificuldade de extrair prazer nos estímulos da rotina diária, sentimento de insuficiência.

Causas:
Excesso de estímulos do mundo moderno. A cada 10 anos, dobra o número de informações no mundo. A grande quantidade de informações, associada a preocupações sociais, busca compulsiva de necessidades que nem sempre são prioritárias e intensa atividade profissional.

O que acontece:
Uma característica básica da síndrome Spa é o cansaço físico exagerado e inexplicável. Por pensar excessivamente, os portadores dessa síndrome roubam energia do córtex cerebral, que é a camada mais evoluída do cérebro. A energia do córtex deveria ser utilizada nos órgãos do corpo, como musculatura. Assim, sentem uma fadiga impressionante.

Como tratar:
Para evitar ou tratar a Spa é preciso um novo estilo de vida. Torna-se necessário treinar a emoção para desacelerar os pensamentos e se tornar uma pessoa estável, feliz e tranqüila. 

Para entendermos melhor o que é essa síndrome, Ana Maria recebeu o psiquiatra Augusto Cury.

Uma das profissões que são consideradas das mais estressantes é a do publicitário.
Recebemos no programa um dos publicitários mais conhecidos do Brasil:                 Agnelo Pacheco.  Ele confessa ser uma vítima da Spa.
Dr. Augusto Cury
Fone: (17) 3341-8212

Então continuando...     Aos 19 anos me casei, e depois aos 23 anos tive meu primeiro filho e depois aos 32 anos minha segunda filha, tive um comércio, em que eu trabalhava em média 12 horas por dia e muitas vezes 7 x por semana, isso também gerou uma SPA (Sindrome do Pensamento Acelerado) que gerou um cansaço tão grande, que eu não conseguia mais ficar em lugares com muitas pessoas, eu ficava muito nervosa.
Gente eu não conseguia almoçar em restaurantes , os bate bapos me irritavam ! Logo eu que amo conversar, no mínimo esquisito !
Foi então que decidi mudar radicalmente minha vida, fechei o comércio  e resolvi cuidar dos meus filhos (pois foram criados uma boa parte por maravilhosas babás, mas eu também era cuidada por elas, que saudade ! ).
Meus "amigos" acharam que eu estava louca, poucos entenderam. Mas eu queria ter uma vida menos estressada (aluguel, funcionários, casa, despesas enormes, impostos, sem contar os assaltos... ) e  viver de verdade ! Afinal comecei a trabalhar muito cedo aos 12 anos, e já passava dos 45 anos ! Eu não queria ser uma vitrine, eu precisava mudar. Queria produzir mais e encontrar minha espiritualidade. Fiquei quase 1 ano com meus filhos e vi que era um pouco tarde, eles não precisavam mais de meus cuidados, então retomei  ao trabalho, e fui experimentando experiências novas, para ver o que realmente se encaixava a minha nova proposta de vida, ato este que as pessoas tem medo, o novo, o pouco, o começar de novo ! Mas que aprendi que sempre há tempo de recomeçar, apesar da idade... dos obstáculos da "sociedade"  ! Que foram muitos, confesso.
Penso muito sobre nossa essência, porque viemos, qual a razão do nosso hoje?        E todos os dias ao deitar e ao levantar, primeiro agradeço o meu dia, por estar viva, e  mentalizo pedindo ao Universo um mundo melhor com mais amor, mais verdade, pessoas mais humanas, o mundo sem guerras, muita paz !
Hoje precisamos emanar a todas pessoas pensamentos positivos, muita luz rosa (do amor), muita luz violeta (transmutar), mas antes de tudo, precisamos pensar em nós, talvez sendo um pouco egoístas para assim entrarmos dentro de nós mesmos e realmente encontrarmos a Felicidade !
Descobri a um alto custo, que a felicidade, é você que constrói, se AMANDO TOTALMENTE !
Então nada adianta economizar exageradamente , temos que fazer como diz um economista um  tripé: ganhar, poupar, gastar. Nem tão pouco exagerar no seu trabalho, ser cauteloso, mas acima de tudo VIVER !
E para evitarmos qualquer síndrome e ou doenças !Vamos viver o Aqui e Agora! Como se hoje fosse o último dia ! Sem exageros é claro, sempre falo que tudo em exagero não faz bem: amar demais, beber demais, idolatrar demais, é um ERRO ! Então vamos na medida certa !
                            BEIJOS NO CORAÇÃO !
          UMA SEMANA DE MUITA LUZ ROSA, VIOLETA !












2 comentários:

  1. Lindo o que escreveste....acho que estou vivendo um SPA.....gostei das fotos tambem.....Bjooooooooooooooo Tati!!!!

    ResponderExcluir
  2. É minha amiga Tati, acho que temos que mudar, aquele giro de 380º, correto?
    obrigada pelo carinho !
    Beijos no coração !

    ResponderExcluir